top of page

Romero Cavalcanti (70) é paraibano de Itabaiana. Morou em João Pessoa, Recife, São Paulo, Barcelona e se mudou para o  Rio de Janeiro nos anos 70. Fez cartazes para o teatro carioca por quase 15 anos. Alguns deles estiveram em bienais na Polônia e Finlândia. Nos EUA, 27 estão na coleção da Biblioteca do Congresso em Washington. Outros foram publicados em revistas como Graphis (Suiça), NovumGerbrauchsgraphik (Alemanha), Print (Estados Unidos) e Arc Design (Brasil).

 

Fez inúmeras capas de LPs, Cds e DVDs para gravadoras, sobretudo para a Som Livre. Ilustrou diversos livros, a maior parte deles para a Casa da Palavra. Ilustrou também para revistas como a Playboy e a Revista de Domingo, do Jornal do Brasil. Fez colagens para as aberturas do programa "A grande família", da TV Globo, para o qual colaborou durante os 14 anos em que esteve no ar. Desenhou para os vídeos dos espetáculos "Os Ignorantes"  de Pedro Cardoso e "O Homem Primitivo"  também de Pedro e de Graziella Moretto.

 

Expôs na coletiva Brazil Designs (1987) em NY e em 5 edições (de 1998 a 2002) do projeto "A Imagem do Som" no Paço Imperial, Rio de Janeiro. Na coletiva "Em torno do Figurativo" no SESC de Copacabana e na Galeria do Instituto de Artes Visuais da UniverCidade, em que realizou a retrospectiva “A Ilustração Comentada de Romero Cavalcanti”, ambas em 1998. Expôs também nas individuais "As formas do desejo" na Galeria Versailles  (2009) no Rio de Janeiro e "Ex-Fotos"  no Casarão 34, durante o evento Setembro Fotográfico de João Pessoa em 2011.

Na trajetória de mais de 40 anos entre os campos da arte e do design, Romero é reconhecido pela sua curiosidade e facilidade ao explorar as mais variadas técnicas de concepção da imagem. Entre elas, o recorte de papel (cutaway) - técnica que desenvolve desde 1985 - é uma das mariores marcas do seu trabalho pessoal. No último ano, mudou-se para Rio das Ostras - RJ, onde vem conduzindo sua pesquisa em torno do papelão corrugado, tendo se dedicado exclusivamente ao desenvolvimento da técnica de construção de esculturas a partir desse material.

 

bottom of page